Cuidar da alimentação vai muito além do simples reflexo na aparência física. É uma questão de saúde. Comer sem pensar nas consequências tem o seu preço, e ele é caro!
Muito nos é falado atualmente do como deve ser a sua alimentação. Começando pela família, educando você naquilo que você passará ater como base em sua alimentação ao longo da vida e fechando nas mil influências que temos vindas da tv, da internet e dos jornais. São muitas pessoas dizendo o que é certo ou errado fazer na hora de se alimentar.
O principal motivo para se ter uma alimentação “errada” ou desregrada é a busca pelo corpo perfeito, onde a pessoa busca alternativas, nem sempre corretas, para ter aquele corpo das principais artistas e digital influencer que bombam na tv e nas mídias digitais.
Alimentação em parceria com a saúde
Mas é possível ser saudável, com corpo bonito sem prejudicar a alimentação? Sim! Para isso precisamos de uma coisa chamada autoconhecimento (ou consciência) alimentar. Que nada mais é do que estar se perguntando sempre: O que eu como? Porque eu como? De que forma eu como? Quando montamos nosso prato, pensamos no alimento como uma forma de alimentar nosso corpo ou apenas saciar a nossa ansiedade?
Seja para mais ou para menos, muitas pessoas buscam na comida (ou na falta dela) uma fuga para acalentar e “nutrir” aquele vazio que seu emocional deixou. A alimentação traz essa sensação boa, de felicidade por liberar neurotransmissores que sempre deixam a pessoa feliz e satisfeita. Porém, isso acaba sendo um passo para o começo de outros transtornos como bulimia e anorexia pois depois dessa euforia pela boa sensação de estar comendo, vem a culpa por ter comido demais sem vontade ou necessidade.
Se observe, analise como você se comporta diante do que você come
O ideal é se propor um desafio de observação. Procure observar o que se coloca no prato nas principais refeições do dia, de manhã, a tarde e a noite. Procure perceber se o que você come é o suficiente para nutrir seu corpo ou sua cabeça.
Nosso corpo precisa de nutriente, vitaminas e tudo aquilo de mais saudável, pois são eles que geram a energia que nosso corpo precisa para nos manter com as funções vitais funcionando a pleno vapor. Então se o seu consumo de gordura, açúcares e transgeneros está acima do normal, isso só lhe trará riscos a saúde, além de sobrepeso e uma falta de disposição e energia para fazer tudo aquilo que precisa.
É preciso entender como seu corpo reage aos alimentos nos diferentes períodos do dia. Por exemplo, se você é uma pessoa que rende mais pela manhã, procure não fazer uma refeição tão pesada a essa hora, vizando uma alimentação mais light, sem alimentos tão pesados. Da mesma forma que se você não costuma ter um sono muito regular, procure por uma alimentação mais leve a noite, facilitando a digestão e melhorando a qualidade de seu sono.
Essa consciência também pode ser válida para aqueles períodos do mês onde você se sente mais estressada, seja por conta da TPM ou do trabalho, procure não descontar isso na comida, mantenha uma alimentação saudável, prestando atenção na qualidade e na quantidade de comida ingerida e também na forma como você come, estando atenta a velocidade e a como você mastiga. Procure aliviar todo esse estresse em atividades físicas que aliviem sua tensão. Isso só lhe fará bem, pode ter certeza!