Quem não conhece alguém que costuma adiar seus problemas e pendências para resolver lá na frente e de repente se vê com um monte de coisas acumuladas? Até nós mesmos costumamos ter atitudes como essa. E essa prática tem nome, se chama procrastinação.
Em nosso texto, você irá aprender como resolver essa questão e conseguir colocar toda sua vida em ordem sem maiores dificuldades. Vamos apresentar algumas dicas que podem melhorar muito sua vida.
Eliminando sentimentos
Vamos então a primeira dica: É preciso evitar dois sentimentos típicos da procrastinação, o medo e a auto sabotagem. Em relação ao medo, muitas pessoas costumam ficar receosas em relação ao fracasso naquela atividade, adiando-a o quanto puderem, afinal, quem gosta de falhar? Sendo assim, o ideal é não pensar muito nesse medo e executar a atividade sem pensar muito nos problemas que podem ocorrer. Caso hajam falhas, assumir a falha e ir adiante, sem ficar com medo. Postergar o problema só aumentarão as chances de dar errado.
Já a auto sabotagem é quando adiamos alguma atividade porque não gostamos e acabamos tendo algum tipo de prejuízo por conta disso. Como adiar a compra da passagem por ter medo de avião, achando que sempre haverá alguém que poderá ir no seu lugar e acabar pagando mais caro, por exemplo. Se a viagem se faz necessário, não adianta postergar, resolva logo.
Quebre a rotina, coloque tudo em pauta! A vida não para…
A segunda dica é fazer uma lista de tudo aquilo que há necessidade de ser feito. Porém, essa lista precisa ser coerente. Não adianta achar que todas as atividades acumuladas durante 1 ano entrarão na lista para serem resolvidas em 1 semana. Isso é humanamente impossível. Então seja razoável.
Uma outra dica é quebrar as tarefas mais longas em tarefas mais curtas. Isso ajudará a evitar o desespero de última hora para se cumprir com a tarefa. Separe essa tarefa maior por tópicos ou pedaços e a cada período de tempo faça uma parte. Isso ajudará a deixar o trabalho muito mais fácil.
Como não podemos parar, temos uma outra dica para você! Mantenha-se sempre em movimento. Procure encaixar sempre algum tipo de atividade física em sua rotina. Isso ajuda a oxigenar o cérebro e deixa-lo sempre saudável e pronto para pensar em tudo aquilo que precisamos fazer.
Mantenha-se sempre no foco
Por fim, elimine as distrações. Mas como isso é possível? Nosso cérebro é programado para evitar o stress, sendo assim, acabamos no distraindo e não completando a tarefa no tempo “ideal”. Então, para evitar essa distração, não disperse com as tentações externas e coloque uma coisa na cabeça, o quanto antes eu resolver essa questão, mais rápido eu me livro disso e posso curtir as coisas que eu gosto!