Aprender a ser mais produtivo e fazer seu dia render mais é tudo que queremos para deixar nosso trabalho perfeito, não é mesmo? Então você precisa conhecer a técnica pomodoro. ela vai mudar sua vida!
No mundo corrido que temos atualmente, falar em produtividade é falar em dinheiro. Quando nosso dia não rende como deveria, é sinal que há dinheiro indo embora, junto com o tempo perdido.
Então que tal aproveitar e conhecer uma nova metodologia que pode ajudar, e muito, a você não perder mais dinheiro e conseguir otimizar seu tempo de dinheiro, produzindo o máximo (e melhor) possível em um tempo justo?
A nova técnica de melhoria na produtividade denominada de pomodoro vai trazer uma nova dinâmica para sua vida, otimizando sua rotina e evitando que se perca tempo.
Essa nova técnica consiste basicamente em um conceito de ciclos. Mas como isso funciona? Nós, seres humanos, temos por hábito utilizar os ciclos como forma de organização da vida, por exemplo: dia e noite, hora, minutos e segundos, Primavera, verão, outono e inverno e por aí vai. Com isso, nossa produtividade pode ser organizada da mesma forma. Então vamos aprender a como colocar isso em prática em alguns passos:
Ciclos de Tempo
– Esse primeiro passo tem muito haver com a origem do nome da técnica, já que a mesma surgiu a partir dos cronômetros de cozinha em formatos de tomate. Eles costumam marcar um tempo máximo de 25 minutos. Mas o que isso tem haver com o nosso trabalho? Sim, muita coisa! O ideal é que você consiga encaixar suas atividades (ou partes dela) em ciclos de 25 minutos. Mas não precisa sair correndo atrás de um cronômetro em forma de tomate. Basta utilizar o que você já tem no celular. Mas e se sobrar tempo, o que fazemos? Aproveite e revise tudo aquilo que foi feito.
Ciclos de Pausas
– Pensando numa maior qualidade do trabalho que você está fazendo, é importante que, a cada ciclo pomodoro, seja feita uma pausa de 5 minutos. Essas pausas devem respeitar o tempo combinado para que não se perca o foco no que se está fazendo. Procure tomar um café, olhar seu celular, responder mensagens. Após completar 4 ciclos, a 4ª parada pode ser um pouco maior, tendo de 15 a 20 minutos de duração. Com isso, a produtividade tende a ser maior, já que fica em nossa cabeça a vontade de ir terminar logo para que as pausas sejam alcançadas com mais rapidez.
Listas de Tarefas
– Para facilitar ainda mais o seu trabalho, procure fazer 2 listas de tarefas. Uma denominada como inventário e a outra como tarefas diárias. Na primeira, você colocará todas aquelas atividades que precisam ser feitas de qualquer jeito. Já na segunda, coloque as atividades da primeira mas que possam ser concluídas em 1 dia. Nessa lista diária, procure fracionar suas atividades a ponto que caibam em um ciclo de tempo, otimizando assim seu trabalho. Procure não sobrecarregar seu dia com tarefas que ocupem todo o tempo. Deixe sempre um pouco de folga no tempo, caso algum imprevisto ocorra.
Interrupções
– Todos nós sabemos o quanto é difícil resistir as tentações e ainda não ser interrompido por algum motivo. Seja por conta do whatsapp, de uma ligação ou alguém que apareça para te pedir alguma coisa. Mas a partir do momento em que se adota esse método para o trabalho, vai levar um tempo até que todos possam se acostumar e respeitar seu tempo. Porém, enquanto isso, procure falar para a pessoa que dentro de tanto tempo você irá até ela para poder ver o que ela precisa, assim que sua tarefa for concluída. Não se esqueça de dar uma estimativa de tempo. Assim a pessoa saberá que irá ser atendida e em quanto tempo isso irá acontecer.
Eu já coloque essa dica em prática e está funcionando perfeitamente comigo. Espero que possa ajudar a melhorar sua rotina também!