Ligando o alerta com o consumo

Você anda percebendo que está gastando mais do que deveria? Então vamos pensar juntos como deverá ser um bom planejamento. Pensar no futuro ajuda muito a se organizar no presente.

Controlar os gastos e ainda conseguir guardar um dinheiro pode ser quase uma missão impossível, mas pode ser realizada.

Quando falamos em saúde financeira, pensamos logo em gastar dentro de nosso limite de ganhos e ainda conseguir economizar algum dinheiro no fim do mês. Mas como isso é possível? Basta aprender a administrar seu dinheiro e planejar sua vida dentro do que cabe no seu bolso. Esse processo deve, inclusive, ser reconsiderado com frequência.

Planejamento

Dentro de um planejamento, devemos separar os pagamentos por ordem de importância, pagando sempre em primeiro lugar as contas mensais como água, luz, gás e telefone, por exemplo. Com o dinheiro que sobra, podemos dividi-los em duas partes, uma para as compras (supérfluas ou não) e outra para aquela economia citada anteriormente.

Essa economia de uma parte do salário é fundamental para que em uma provável emergência, não precisemos passar por algum tipo de sufoco ou constrangimento por falta de condições financeiras. Além, é claro, de ter uma graninha sempre reservada para uma vida mais tranquila no futuro.

Procure pensar também em como você conseguiria atingir metas futuras. Procure pensar como você gostaria de estar daqui a uns 10 anos e faça um planejamento concreto para que isso aconteça. Junte dinheiro, evite gastar com coisas fúteis e se aprimore sempre. Afinal, o aprimoramento gera reconhecimento, levando a futuras promoções e melhores ganhos financeiros. A melhoria na qualidade de vida depende só de você e do planejamento que você faz! Então vamos correr atrás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *