Você acha que trabalhar de casa é mais fácil? Veja o que é preciso fazer para que, de fato, se torne uma tarefa bem mais confortável e fácil.
Trabalhar em casa pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada se não formos disciplinados o suficiente para resistir a algumas tentações inerentes ao nosso controle. Então que tal começar a se organizar e criar hábitos que facilitem um pouco a sua dinâmica de trabalho em casa? Preparei algumas dicas que podem deixar o Home Office muito mais eficiente.
Para começar, procure ter o costume de acordar mais cedo e ter um horário fixo para levantar e começar seu dia. Não adianta achar que de um dia para o outro isso se tornará agradável. O ideal é ir se acostumando aos poucos e ir acordando cada dia mais cedo, até chegar a um horário adequado a sua rotina.
O Pré trabalho faz toda diferença
E justamente para não criar a impressão de sempre estar levantando para cumprir com tarefas tão pesadas e chatas, procure não acordar e começar a trabalhar direto. Crie hábitos que quebrem um pouco a preguiça. Seu corpo precisa estar 100% acordado e pronto para trabalhar para que o dia renda de forma satisfatória.
Entre as atividades que podem deixar seu dia muito mais produtivo está uma boa alimentação, uma atividade física e até uma boa leitura. Se acostumar a ler por 15 ou 20 minutos antes de começar a trabalhar ajuda a fazer com que o cérebro entenda que é preciso entrar em um modo mais “concentrado”, ajudando na eficiência do trabalho a ser realizado.
O que faz seu dia render melhor
E os cuidados com você te acompanham também durante todo o dia. Um exemplo disso é a importância da pausa para o almoço. Essa pausa para alimentação e descanso ajuda a renovar as energias, refrescar a cabeça e ainda evita que você fique comendo o tempo todo por não conseguir parar para se alimentar de fato.
Já na organização de seu trabalho, procure colocar os trabalhos mais legais ou as que exijam mais de nossa criatividade no início da semana, pois são dias em que costumamos achar mais sacais e também são dias em que nossa mente ainda está fresca do descanso, sendo um pouco mais fácil de puxar e exigir de nossa criatividade.
Em caso de precisar marcar reuniões ou encontros de negócios, procure organiza-los por áreas e separe dias da semana para estar se dedicando a isso. Isso facilita sua dinâmica de trabalho e ainda faz com que seja mais fácil de se começar e concluir um trabalho, pois sabemos assim sabemos que temos metas e prazos.
Levando a séria sua rotina
Home office não pode ser sinônimo de bagunça e desleixo. É preciso ter horário para começar, terminar e ainda recomenda-se que a pessoa se arrume para trabalhar. Isso lhe fará dar a seriedade necessária para essa atividade, aumentando sua produtividade e a qualidade de seu trabalho.
Por fim, não queira tomar conta de tudo. Existem coisas que dependem de você, mas para o resto, delegue funções. Não queira abraçar o mundo se isso não é possível. Veja algumas atividades que não são seu forte e avalie a possibilidade de contratar uma pessoa para cuidar disso para você.