Seu dinheiro suado precisa ter mais valor em sua vida. Aprender a não gastar dinheiro a toa é um dos grandes segredos para se manter em dia com seus compromissos.
A crise no Brasil pegou muitas pessoas de surpresa, fazendo com que a renda da família brasileira acabasse ficando um tanto quanto menor. Porém, as pessoas não conseguem se livrar de velhos hábitos e continuam a gastar dinheiro, mesmo sem poder (ou ter).
Para ajudar essas pessoas que pretendem sair do vermelho e não sabem como parar de gastar dinheiro atoa, preparamos algumas dicas especiais para fazer com que seu dinheiro acabe rendendo um pouco mais no fim do mês.
Mudança de Hábitos
A primeira dica é em relação as compras por hábito. Muitas pessoas acabam gastando mais dinheiro do que deveriam simplesmente por não se ligarem que aquilo pode estar sendo um excesso. Um exemplo disso é quando o número de pessoas na casa diminui por motivos de mudança e mesmo assim as compras de mês ainda continuam iguais, sobrando sempre comida na geladeira ou até com itens desnecessários na dispensa. Se nos habituarmos a comprar só o que precisa para sustentarmos a casa, a despesa da família pode cair significativamente.
Um macete para conseguir ajudar a perceber esses excessos também é começar a anotar tudo aquilo que se compra atoa. Isso poderá lhe fazer perceber o quanto é consumido sem a menor necessidade.
Já a segunda dica é em relação a qual seria o seu gatilho de compras. Como assim? O gatilho de compras é referente ao que te leva a chegar ao ponto de gastar. Se a compra for levada por um sentimento ou emoção, com certeza essa compra será considerada uma compra desnecessária. Nesse caso, o ideal é controlar suas emoções, segurar as pontas e evitar os gastos desnecessários.
A terceira dica parece boba, mas faz todo sentido. Evite aqueles passeios no shopping. Se você não pode gastar, evite cair em tentação. O shopping traz várias armadilhas e o ideal é evita-las. Procure fazer passeios em lugares que não te levem a cair em uma tentação dessas.
Se as compras forem realmente inevitáveis, evite o uso do cartão de crédito. O ideal é que se compre utilizando cartão de débito ou dinheiro. Afinal, com isso, só gastaremos aquele dinheiro que temos na conta.
Resistir é preciso!
A última dica é para aqueles momentos em que estamos no shopping e dá aquela vontade de comprar aquele artigo de decoração ou aquela peça de roupa. Nesses casos, o ideal é voltar para casa e esperar por 24hs. Se a vontade passar, é sinal que aquilo que você iria comprar nem era tão importante assim. Caso aquilo fique ainda na sua cabeça por horas e horas, pode ser que a compra fosse de fato importante.