6 Dicas para vencer a preguiça

Esse talvez seja um dos maiores desafios para nós. Mas é possível supera-lo. Basta força de vontade e algumas dicas para ajudar.

Quem nunca sentiu preguiça uma vez na vida ou até mesmo conhece alguém que seja preguiçoso? Por mais que não sejamos pessoas preguiçosas, sempre há aquele momento em que a preguiça consegue nos vencer, não é mesmo? Afinal, sem nunca deu aquela enroladinha vendo um filme ou acessando a internet, adiando a hora de começar a estudar ou a resolver questões importantes de trabalho?

A preguiça está dentro de todos nós, não precisando de muito estímulo para aparecer. Então, para lhe ajudar a não dar margem para que ela apareça, vou trazer a todos que me seguem, algumas dicas bem legais de como vencer a preguiça.

Para começar, é preciso facilitar o que é preciso ser feito (o que é certo) e dificultar aquilo que é errado (ou que não precise ser feito). Mas como assim? Pense numa dieta, não é muito mais fácil, durante a fome da noite, comer algo errado, que já esteja pronto, do que ter que ainda montar a salada, lavando todos os ingredientes? Assim, para facilitar o que seria mais correto de fazer, basta passar a comprar saladas prontas para consumo e não comprar mais besteiras que engordem. Assim, sua dieta ficará muito mais fácil de ser feita.

Tomada de decisão

Tome decisões que não precisem ser revisadas ou revisitadas. Pois cada decisão que precisamos tomar em cima de um assunto sem que seja definitiva, faz com que nosso cérebro não considere aquele assunto como concluído, nos levando a voltar nele sempre, até que finalizemos de vez a questão. Para ilustrar de forma simples, basta pensar em um café que venha com biscoitos, se eu resolver que só quero o café, preciso dar um fim definitivo nos biscoitos, evitando assim que enquanto eu tomo meu café, me sinta tentado a consumir também os biscoitos. 

Dilua a atividade difícil em pequenas partes

Se uma tarefa é muito difícil para você realizar, dando preguiça de conclui-la, fracione-a em pequenas etapas e vá conquistando cada uma das etapas concluídas. Isso criará um estimulo a produção de dopamina em seu corpo, gerando ainda mais estímulos na realização de tarefas ainda mais complexas.

Onde encontrar a motivação?

Muitas vezes queremos muito realizar uma coisa, mas falta motivação, deixando a tarefa ainda mais complicada. Talvez, o problema não esteja na dificuldade que é realizar tão coisa e sim na sua motivação para realizar tal ação. Pessoas com o grau certo de motivação conseguem realizar coisas que até elas mesmas duvidam depois que realizam. Procure ter o “para que” certo que te motive em tal ação, pois quando temos algo que convença a nós mesmos que precisamos de tal coisa, tudo fica ainda mais fácil, não é mesmo?

Direcionamento correto de energia

Muita gente pode até descordar de mim, mas acredito que não existam pessoas preguiçosas e sim pessoas que não direcionam sua energia para algumas atividades. Mas aí você pergunta, como isso é possível? É possível pois quando algo nos desperta a atenção, faz com que nosso cérebro entre em estado de alerta, deixando tal atividade ainda mais atraente. Com isso, direcionamos nosso foco para aquilo que nos é mais conveniente ou interessante. Então, se pudesse dar uma dica, indicaria que as atividades que nos dão mais prazer, pudessem servir como “prêmios” para quando realizamos aquelas atividades que não julgamos tão interessantes. Isso serviria como estímulo, nos animando um pouco mais a fazer o que realmente precisamos.

Por fim, não terceirize seus problemas. Ninguém é culpado por aquilo que você “sofre”. Afinal, ninguém é gordinho ou deixar de estudar por influencia de outras pessoas. Todos nós somos capazes de entender nossas necessidades, assumir as consequências por aquilo que fazemos. Então se passarmos a entender que, por exemplo, não faremos tal coisa por falta de condições financeira e não fazemos, isso é o correto. Ou então entendemos que precisamos correr atrás porque não podemos mas queremos, também está correto. Então não terceirize a culpa por seus fracassos, corra atrás de entende-los para conseguir supera-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *