Por mais óbvias que pareçam algumas dicas que costumamos ouvir sempre, elas são sempre bem verdadeiras. Escutar, aprender e colocar em prática é fundamental!
Seguir algumas regrinhas para não se enrolar financeiramente pode parecer uma coisa meio antiga, mas é o que ainda funciona nos dias de hoje. E é por isso que resolvi trazer para meus seguidores algumas sugestões de como fazer isso de um jeito fácil e prático de ser interpretado.
Não gaste mais do que ganhe
Parece óbvio, mas ainda é o que acontece com a maioria da população que anda enrolada financeiramente nos dias de hoje. Ter uma planilha de gastos e saber exatamente o quanto pode e tem para gastar é fundamental para ter uma saúde
em dia.
Crie um sistema para controlar suas despesas
Seja por excel, app ou qualquer outro sistema, é importante que todos os seus gastos sejam atualizados sempre ao fim do dia com todas as despesas desse dia. Só assim você conseguirá economizar e ainda ter consciência de tudo aquilo que está gastando e ainda conseguir economizar mais.
Não compre por impulso
Tem gente que não consegue ver uma oferta, promoção ou desconto que já corre para comprar. Ter o auto-controle é uma das tarefas mais difíceis para quem pretende se conter em relação a todos os impulsos que costumamos ter.
Estude sobre finanças
Ouvir sobre o mercado financeiro, economia e finanças pode ajudar (e muito) a entender como toda essa dinâmica funciona. Só assim conseguimos começar a perceber o valor que tem o nosso dinheiro.
Estabeleça metas sempre
Nesse caso, até a velha listinha pode ser bem útil! Afinal, sempre que um ítem for completado, é sinal que temos mais 1 motivo para comemorar. Porém, só trace metas que sejam viáveis de sempre cumpridas. Ninguém aqui quer traçar metas impraticáveis e nunca conseguir chegar ao objetivo final, não é mesmo?
Aprendi muito com essa minha rotina de organização. Então se você estiver precisando de ajuda, pode contar com a minha ajuda! É só deixar nos comentários como posso te ajudar e isso será um verdadeiro prazer para mim.