5 dicas de como fazer anotações práticas

Fazer anotações e depois não entender o que escreveu é bem mais comum do que se imagina, não é mesmo? Que tal aprender 5 formas que facilitam a compreensão do que você anota?

Existem diversas formas que podem ajudar você a ter uma maior compreensão do que anda anotando durante uma aula, palestra ou até mesmo reunião. Porém, eu reuni as 5 que acredito que venham a ser as mais eficientes.

Frases Principais

É a forma mais comum entre todos os tipos de anotações possíveis. Trata-se de ter o poder de sintetizar em frases curtas tudo aquilo que está sendo dito durante as aulas, reuniões ou palestras.

Linhas Gerais

Nesse caso, temos um método um pouco mais intuitivo e tradicional. Trata-se de um título alinhado a esquerda com subtópicos alinhados a direita deixando um ligeiro espaço entre eles para que outras anotações possam ser inseridas (se necessário).

Mapas Mentais

Mais indicado para estudos de um tema específico, esse método consiste em fazer representações gráficas dos assuntos e associá-las com os conceitos, visando facilitar a memorização.

Método de Cornell

Criado na década de 50 por Walter Pauk, é um método bem simples que consiste em dividir sua folha em 3 partes: Uma para informações principais, uma para palavras chaves e outra para fazer uma ligação entre os diversos temas.

Tabelas

Por fim, para quem tem o costume de usar tabelas de excel ou gosta desse recurso para aplicar na divisão de cadernos e folhas, basta dividir a folha em tabelas com a quantidade de linhas e colunas que lhe for conveniente. Assim ficará bem mais fácil fazer uma co-relação entre os tópicos anotados.

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